Amener | Municípios do distrito de Évora substituem iluminação pública por tecnologia LED
21273
post-template-default,single,single-post,postid-21273,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Municípios do distrito de Évora substituem iluminação pública por tecnologia LED

Os municípios do distrito de Évora vão substituir a iluminação pública convencional por luminárias de baixo consumo, para a aumentar a eficiência energética, num projeto que arranca este ano num investimento de 21,2 milhões de euros.

“É um enorme investimento de todos os municípios para aumentar drasticamente a eficiência energética da iluminação pública da região”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), José Calixto.

Segundo o autarca alentejano, o projeto implica a substituição da iluminação pública existente nos 14 concelhos do distrito por luminárias com tecnologia LED (Light Emitting Diode) de “última geração”.

“Estamos a colaborar com o ambiente e com aquilo que devem ser as boas práticas ambientais e contra as alterações climáticas”, frisou, estimando que sejam substituídas cerca de 55 mil luminárias.

José Calixto explicou que o consórcio selecionado vai assumir a substituição da iluminação pública e “investir no território” 21,2 milhões de euros e que a eficiência energética gerada vai “permitir que seja pago este valor”.

“Os municípios não têm de fazer nenhuma disponibilidade em termos de tesouraria”, assinalou, referindo que as câmaras municipais “apenas têm de repartir com o consórcio o valor da eficiência energética calculada”.

Ou seja, “uma parte do valor poupado” em energia elétrica será entregue ao consórcio e “a restante reverte para os municípios”, precisou o presidente da CIMAC, revelando que a concessão terá a duração de 10 anos.

O também presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz adiantou que o investimento aguarda o visto do Tribunal de Contas e que os trabalhos de substituição de todas as luminárias em todos os concelhos terão a duração de um ano.

“É de longe o maior projeto de sempre com o envolvimento da comunidade intermunicipal”, notou, salientando que esta “opção política” foi tomada no seio do Conselho Intermunicipal do Alentejo Central com a participação de todos os municípios.

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central abrange os 14 concelhos do distrito de Évora: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa.

Ler notícia original